Lilian

“Eu, o Senhor, sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Israel, meu servo, não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.”

(Jeremias 44:2)


É totalmente sem palavras a sensação de ler isto e pensar que em meio a tanta gente Deus dedica parte do tempo dEle para pensar em você. E mais: não só dedica tempo em pensamento como também os coloca em prática caso você deseje. Pois é, Deus não arromba a porta da sua vida e te impõe a vontade dEle. Ele fica a espera de um simples gesto ou atitude sua. E quando isso acontece Ele se sente na total liberdade de começar agir sobre você. O mais interessante é que Ele não precisa disso, afinal Ele é o dono de tudo e de todos. Mas mesmo assim Ele opta em deixar que você escolha. Ele faz isso para que você entenda que uma vida com o melhor de Deus depende não só dEle mas também de força de vontade sua para persistir nessa caminhada. De nada adianta Deus mover mundos e fundos em favor de você se o seu coração e vida também não estiverem voltados e dispostos a isto. O medo e resistência são características da sua formação humana. Não há nada de anormal em você se sentir recuado às vezes. Porém o que faz a diferença e te faz querer seguir adiante nos propósitos de Deus, mesmo sem saber o que virá pela frente, é a formação divina que Ele coloca em você a partir do momento em que opta por viver uma vida regrada por Ele. Assim como Deus disse a Jeremias “Não tenha medo, pois Eu estou contigo”, Ele te diz o mesmo toda vez que você se depara com uma crise entre seu ser pessoal e ser espiritual. Não bloqueie os planos de Deus. Não pense neles como bênçãos para si próprio, mas como parte de um plano maior para esta nação. Você não é mais um na terra, você foi selecionado a dedo para fazer parte dela. Para você chegar até aqui muitas coisas e pessoas precisaram ser movimentadas. Então... não coloque tudo a perder.

Lilian

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.”

(Hebreus 11:1)

Não existe melhor definição de fé do que esta. Fé é acreditar em algo que para o homem é incerto, enquanto para Deus já está pré-determinado. Se você quiser aprender um pouco mais de como funciona a fé na vida de um homem, a Bíblia nos oferece muitos exemplos. Ou melhor, nos descreve um capítulo inteiro com histórias e trajetórias sobre os heróis da fé. Não é surpresa ver que justamente estes heróis citados são aqueles donos das maiores experiências com Deus naquela época. De todos estes, Abraão é o que mais se destaca aos meus olhos. Afinal é preciso muito amor a Deus e fé em Seus propósitos para chegar ao ponto de sacrificar o seu filho. O mais interessante é que Abraão sabia que Deus iria prover. Prova disso é quando, em Gênesis 22:5, ele diz aos seus empregados: “... Eu e o menino vamos ali adiante para adorar a Deus. Daqui a pouco NÓS voltamos”. Nota-se que Abraão não disse EU volto, e sim NÓS voltamos. Isso se dava pelo fato da fé que ele depositava no seu Deus e no que Ele tinha a preparar. Ele conhecia o seu Deus, depositava fé nEle e na Sua provisão. E mais ainda, Abraão sabia que tudo isso fazia parte da sua jornada de fé. Afinal quanto maior a fé, maior as provações. Muitas pessoas pedem para Deus aumentar sua fé a Deus sem pensar, realmente, no que estão pedindo. Quando você pede fé, você se coloca disposto a passar pelas provas. E então, você está pronto para isso? Não há nada de errado em pedir fé, muito pelo contrário. Mas se você deseja ser reconhecido como um futuro herói da fé comece pelo ponto certo. Ou seja, busque e peça a Deus intimidade com Ele. Assim você não só terá força nas provações como também verá sua fé crescer de forma madura e saudável. Era esse o grande segredo de nossos antepassados e suas trajetórias de vida. A intimidade com Deus gera uma fé sustentável.