Lilian
Havia em um vilarejo distante da cidade grande um fazendeiro que vivia só cuidando de suas terras. Certo dia ele foi à cidade comprar alguns mantimentos necessários para o cultivo de sua terra. Enquanto esperava no balcão o atendente contabilizar suas compras, ele viu no lado e fora da loja três crianças mal vestidas dividindo um único pedaço de pão. Aquilo mexeu com ele, pensou no quanto ele possuía em sua fazenda para si mesmo, enquanto outros não tinham nem metade do que ele desfrutava. Voltou para casa decidido a não viver mais daquele jeito. Passou o dia tentando entender o que ele poderia fazer, e se isso era sua responsabilidade. Lembrou-se então de um ensinamento que aprendera: “Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a Mim o fizestes.”

Tempos depois...
O tal fazendeiro hoje é dono de um dos maiores abrigos daquela região. Ele fez da sua moradia solitária um orfanato no qual acolhia crianças carentes e supria suas necessidades físicas, emocionais e educacionais, ao mesmo tempo em que aprendiam e cresciam espiritualmente conhecendo um Deus que ama e deseja usar a todos assim como aquele fazendeiro.
_______________________________
Era um jovem de 18 anos, havia virado a noite na rua na companhia de seus ‘amigos’. Por onde vagava naquela madrugada nem ele mesmo se recordava. Só sabe que acordou deitado num dos cantos da praça da cidade com um homem dizendo algumas palavras para quem quisesse ouvi-las. De primeira nem se preocupo em ouvir o que ele estava dizendo. Sentia apenas fome. Seu corpo não sabia o que era comida a mais de 16 horas. Estava completamente possuído pelas drogas e os efeitos dela. Estava zonzo, se sentindo perdido, cansado e pesado. Quase desfalecendo alí pensava em como sair daquela vida. Se havia solução ou se ele já era um caso perdido. Foi quando se entregou ao cansaço e deitou-se olhando para o alto. A voz do tal homem que falava alto na praça para um pequeno grupo de pessoas entrou pelos seus ouvidos. E aquele senhor falava de um tal remédio chamado Jesus que dizia: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
Tempos depois...
O tal jovem hoje se encontra com 25 anos e é pastor. Por intermédio dele, muitos dos seus amigos daquela época também abandonaram a vida que tinham, não pelo que ele falava mas constrangidos com novo modo de viver daquele jovem. Há pouco tempo ele abriu uma pequena congregação no seu bairro que vem alcançando pessoas a cada dia. Além disso, ele é responsável por um ministério com jovens dependentes químicos, acompanhando-os no processo de abstinência e restauração espiritual, contando-lhes sempre da sua experiência com Deus que fez o que havia de mal na sua vida hoje se tornar em benção para ajudar outros.
_______________________________
Numa cela de um dos maiores presídios do estado estava um homem, frio e com coração de pedra, que havia sido preso por tentativa de homicídio. Dentro da cadeia entrou num surto e conflito psicológico tentando entender o porquê de sua atitude. Um certo dia recebeu a visita de um pastor que toda semana ia falar com os presos. E foi ali naquele lugar sujo e triste que ele sentiu algo diferente. Primeiramente sentiu um arrependimento consumir todo seu interior. Diante de tanta aflição se entregou para Deus desejando uma mudança de vida e agradecendo pela pessoa que tentara matar ainda estar viva. E essa mesma pessoa que ele quase levou a morte agora o motivava a querer fazer algo mais não só por si mesmo, mas também pelos outros. Se antes ele tinha um encontro com a morte, agora ele tinha com a Vida. Não podia mudar o passado, mas decidiu fazer dele algo transformador. Entendeu que tudo poderia servir de arrependimento e mudança quando leu em sua nova bíblia: Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.”
Tempos depois...
O ex-presidiário hoje está respondendo em liberdade. Cumpriu sua pena menos tempo do que esperado, obteve um bom comportamento, procurou se isolar tanto das companhias quanto das coisas ruins que havia dentro do presídio. Porém lá dentro mesmo começou a evangelizar os presos. Infelizmente todo pecado tem sua conseqüência e foram muitas as vezes que teve de ouvir piadas em que era jogado na sua cara que ele não era ninguém para falar sobre o que é certo já que ele havia feito o que fez. Mesmo assim prosseguiu, desenvolveu a mansidão para não se alterar e baseava-se nas palavras divinas que diziam que as coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo. Hoje ele constituiu uma família e instrui seus filhos no caminho de Deus. Sente um forte desejo de fazer missões no interior do país juntamente com sua família, mas espera pela conclusão de seu processo criminal. Enquanto isso, é um dos voluntários missionários na FEBEM. Missão aliás que a cada dia se torna visualmente difícil aos olhos humanos, mas ele tem sido sustentando espiritualmente.
_______________________________
Anos atrás...
Havia um jovem fariseu e cisadão romano chamado Saulo que perseguia os cristãos e assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, levando-os até à morte. Incomodado com o aumento e devastação do evangelho, Saulo resolveu que deveria espalhar a campanha de perseguição à “cidades estrangeiras” e que se encontravam discípulos. E foi numa dessas, a caminho da cidade de Damasco, que ele teve seu encontro com Cristo. Uma luz o cegou e ele ouviu uma voz dizer-lhe: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues;. . . levanta-te, e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer”. E assim foi Saulo que, como num impulso, obedeceu e com o tempo entendeu o porquê. E assim Deus restaurou a vista de Paulo que passou não só enxergam bem com os olhos humanos mas também com os espirituais. Ele recebeu o nome de Paulo e se tornou um dos maiores apóstolos e exemplo de pregador responsável por ter continuado a levar a Palavra de Deus no mundo de modo que pudesse hoje chegar até nós. Ele sofreu, foi preso e se humilhou. Como apóstolo enviado e escolhido por Cristo ele deixou tudo para trás todo seu passado e optou por pagar o preço. Optou não só decorar mas também viver o versículo que diz:Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.”
Hoje em dia...
Talvez você se encontre ou conheça casos parecidos como os relatados acima. A verdade é que a Palavra de Deus nos diz a mesma coisa ontem, hoje e sempre. Assim como Ele usou a Paulo Ele deseja usar vocês do modo como és. Porque assim Ele te fez, e isso teve um propósito. A Palavra diz em João 6:37 que "Se Deus te chamou, você virá a Ele; e Ele, de modo nenhum te lançará fora". Vem como estás e Ele fará o que bem determinar, te aperfeiçoará até chegar ao ponto exato. Deus não procura perfeição e e pessoas prontas. Ele trabalha em quem e onde menos se espera. Deus gosta de inovar, de transformar, de fazer diferença com o inesperado. Afinal “Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são”. Deus escolheu VOCÊ, com seus dons, talentos, limitações, personalidade, caráter e história de vida, para compor Sua obra.



Por Lilian F. Pires

0 Responses

Postar um comentário